A Lagoinha do Leste é uma praia selvagem e bem preservada, frequentada por trilheiros, surfistas e quem gosta de acampar. O mar é de ondas fortes e bem agitado. Próximo a costa esquerda, fica a lagoa, perfeita para quem gosta de praticar stand up paddle, por exemplo.
Só é possível chegar na Praia da Lagoinha do Leste a pé ou de barco. E o que nem todos sabem é que existem dois caminhos por terra para se chegar até lá.

Trilha Lagoinha do Leste — Pântano do Sul
O mais curto começa na praia de Pântano do Sul, na metade da rua Manoel Pedro de Oliveira, você encontrará a placa sinalizando o início. O percurso leva em média 1 hora, mas depende muito do seu preparo físico, já que é uma subida bem íngreme.
Essa opção é cansativa, porém não é muito difícil, já que todo o morro tem uma espécie de escada que auxilia na subida. Então, é fácil fazer algumas paradas no caminho para retomar o fôlego. A maior parte é de mata fechada, ajudando a amenizar o calor.

Trilha Lagoinha do Leste — Matadeiro

A outra opção — e bem mais longa, mas também muito mais bonita — é a trilha a partir da praia do Matadeiro. O trajeto é feito entre 2 horas e 2 horas e meia, costeando a margem entre as duas praias.
Você deve ir até a Praia da Armação, atravessar a ponte e o pequeno caminho (só acessível a pé) até a Praia do Matadeiro. Do outro lado da praia, no canto direito, você encontrará o início da trilha sinalizada por placas, assim como boa parte do início do trajeto. Depois é preciso seguir o caminho demarcado no chão. Algumas pessoas indicam fazer essa trilha com a ajuda de um guia.

FICOU A FIM DE PERCORRER ESSA MARAVILHA???